quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

JOSÉ AUGUSTO





José Augusto nasceu no bairro de Santa Tereza,
no Rio de Janeiro. Filho único de uma enfermeira e do melhor sapateiro do bairro, Guto cresceu brincando na ladeira “Frei Orlando”.

Em meio às brincadeiras, já era possível notar a inclinação artística de José Augusto. Usando algumas latas como microfone ele passava o dia imitando grandes cantores.

Aos 8 anos José Augusto começou a estudar piano, harmonia e solfejo no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro, em seguida seu pai logo percebeu que havia algum talento, e lhe comprou um piano, aos doze anos ganhou o primeiro violão e aprendeu a tocar o básico com ajuda de um amigo e assim começou a compor. As primeiras letras já demonstravam o estilo romântico que consagraria sua carreira.

Aos quatorze anos José Augusto participou do Festival de Música de Santa Teresa, foi quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival.

Batalhando por um espaço desde cedo, José Augusto seguiu fazendo testes em quase todas as gravadoras do Brasil sendo reprovado em todas, até que conseguiu uma nova chance na EMI com o produtor Renato Correia, integrante do grupo Golden Boys, tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do Maestro Gaya, Renato Correia recomendou imediatamente sua contratação para gravação do seu primeiro álbum um “compacto-teste” em 1972, logo em seguida, José Augusto teve sua primeira composição gravada por um artista, Cauby Peixoto gravou a música “Meu filho”.

Em 1973 gravou o seu primeiro álbum oficial, com a música “De Que Vale Ter Tudo Na Vida” e “Eu Quero Apenas Carinho” Alcançou vendagem de um milhão de discos

Nenhum comentário: