terça-feira, 8 de março de 2011

ALYPIO MARTINS


(Belém/PA, 13-6-1945 ******* Belém/PA, 24-3-1997)

A vontade de fazer sucesso e se tornar músico profissional começou na adolescência. Aos quinze anos fugiu de casa, entrou como clandestino em um navio que fazia o percurso Belém-Rio de janeiro, uma viagem de quase 30 dias e isso sem um centavo. Tudo com o intuito de chegar à capital da música do Brasil na época, o Rio de Janeiro, onde ele acreditava que conseguiria ter uma oportunidade. O sonho quase foi abortado quando ele foi descoberto pelo cozinheiro do navio, mas conseguiu fazer um acordo com a tripulação. Apelou e afirmou que teria chance de ser cantor no Rio de Janeiro. Tudo isso ocorreu no ano de 1958. A família não queria que ele tentasse a carreira musical, pois quase todos achavam que seria impossível sobreviver ou mesmo ter sucesso.

O tempo provou que a família de Alípio estava totalmente enganada. Milhões de discos vendidos, discos de ouro, platina, platina duplo, shows em estádios lotados. Alípio fez tudo por um sonho. O sonho era ganhar pelo menos um disco de ouro em sua carreira.

Durante cinco anos Alípio Martins morou nos EUA. Saiu do Brasil decepcionado pelo fato das rádios FMs não tocaem sua música. Ao voltar dos EUA gravou em inglês, sob o pseudônimo de Vick Mackenzie. Seu disco foi distribuído para as rádios sem que fosse revelado que na verdade aquele era o Alípio Martins, cantor de forró e não um genuíno cantor estadunidense. Como Vick Mackenzie ele copiava o estilo de James Brown. Quando descobriram que Vick Mackenzie era na verdade o Alípio, imediatamente as rádios pararam de tocar seu disco.

Outro detalhe interessante é o do Alípio acreditar ser melhor produtor musical do que cantor. Quem teve a oportunidade de gravar com ele em estúdio até hoje tem vivida na mente as histórias e as técnicas utilizadas por ele durante as gravações.

Dentre seus sucessos vale destacar "Decisão", "Ela É Americana","Eu Quero Gozar", "Garota", "Lá Vai Ele", "Onde Andará Você","Tira a Calcinha" e "Vem Me Amar".

Era casado com Marcele, parceira em muitas de suas composições.

Ganhou dez discos de ouro e seis de platina.

Alípio Martins faleceu aos 52 anos vítima de câncer de estômago.

Fonte: Wikipédia

Vídeo:

"Extermínio" - 1993
http://memoriadampb.multiply.com/video/item/384

Músicas:
http://memoriadampb.multiply.com/music/item/1363






1986




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




Alípio Martins




1993




1993

Nenhum comentário: